MINUTA DE PORTARIA Nº 14, DE 13 DE MAIO DE 2019

Divulga a abertura de inscrições e o regulamento do “concurso cultural capa de caderno de orientações técnicas CAU/AP – 2019”

 

 

(Clique aqui para baixar a portaria em PDF)

(Clique aqui para baixar a portaria em ODT)

(Clique aqui para baixar a portaria em DOCX)

 

 

O Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá – CAU/AP, no uso de suas atribuições que lhe confere o art. 29 da lei nº 12.378 de 31 de dezembro de 2010, e art. 57 do Regimento Interno do CAU/AP;

 

 

CONSIDERANDO:

– a importância de ressaltar a lógica e a estética, presentes nos desenhos criados pelos profissionais e acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do Amapá;

 

– que o desenho, como manifestação artística, fonte documental e artefato cultural, imagética e criativa, que provoca formas de pensar e conhecer as próprias imagens produzidas a partir do olhar de cada interessado;

 

– a possibilidade de dar visibilidade à criação dos Profissionais ou acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do Estado;

 

 

RESOLVE:

 

Art. 1º. Divulgar a realização do “Concurso Cultural Capa de Caderno de Orientações Técnicas CAU/AP – 2019”, cujo trabalho escolhido será impresso nas Capas dos Cadernos de Orientações Técnicas CAU/AP e demais divulgações em campanhas diversas do CAU/AP;

 

Art. 2º. Os trabalhos do referido Concurso terão como tema: “Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural do Amapá”.

 

Art. 3º. O Regulamento para inscrição dos trabalhos do “Concurso Cultural Capa de Caderno de Orientações Técnicas CAU/AP – 2019”, consta do Anexo Único, parte integrante desta Portaria.

 

Art. 4º. Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

CESAR AUGUSTO BATISTA BALIEIRO

Presidente do CAU/AP

 

 


 

 

ANEXO ÚNICO DA PORTARIA Nº 014, DE 13 DE MAIO DE 2019

 

REGULAMENTO PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS PARA COMPOR O “CONCURSO CULTURAL CAPA DE CADERNO DE ORIENTAÇÕES TÉCNICAS CAU/AP – 2019”

 

I – DOS OBJETIVOS:

 

O “concurso cultural capa de caderno de orientações técnicas CAU/AP – 2019” terá como objetivos:

– promover a produção artística;

– estimular a imaginação, a experimentação, o ensaio, os esboços e outros elementos que constituem o processo de criar;

– promover a reflexão sobre a valorização e conscientização do patrimônio histórico e cultural do Estado do Amapá;

– divulgar e destacar a produção dos Profissionais e Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do Estado Amapá.

 

II  – DO PÚBLICO ALVO:

 

Profissionais Arquitetos e Urbanistas registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá e que estejam adimplentes com o CAU/AP;

 

III  – DA CATEGORIA:

Arte gráfica

 

IV  – DO TEMA:

 

A “mostra cultural capa de caderno de orientações técnicas CAU/AP – 2019” terá como tema: “Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural do Amapá”. A temática permite a reflexão e o olhar sensível para a o Patrimônio Histórico e Cultural no Estado do Amapá. A temática possibilitará que aspectos que nem sempre são observáveis no cotidiano dos Amapaenses, sejam evidenciados e tornem-se Arte, assegurando, ainda, a discussão de múltiplos saberes constantes na Arquitetura e Urbanismo, tais como a Pensamento científico, crítico e criativo, Abertura à Diversidade, Comunicação e Responsabilidade e participação.

 

V  – DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS:

 

O trabalho poderá ser realizado individualmente ou em dupla, devendo ser apresentado em CorelDraw e PDF a serem entregues na sede do CAU/AP ou enviadas para o e- mail atendimento@cauap.gov.br.

 

A apresentação do trabalho deverá ser no formato da capa 17x24cm (fechada), na posição vertical nas extensões cdr e pdf.

 

 

Para criação da arte deve-se priorizar a utilização da paleta de cores institucionais segundo o manual de identidade visual do CAU/BR, para que se mantenha uniforme.

 

As recomendações de definições das cores são:

 

  • PANTONE 532 C C 100 / M 80 / Y 70 / K 25 R 28 / G 57/ B 66 # 1C3942
  • PANTONE 5473 C C 80 / M 0 / Y 30 / K 50 R 0/ G 104/ B 113 # 006871
  • PANTONE 5503 C C 30 / M 0 / Y 10 / K 15 R 174/ G 204/ B 210 # AECCD2
  • PANTONE 5523 C C 10 / M 0 / Y 5 / K 5 R 228/ G 240/ B 240 # E4F0F0
  • PANTONE 607 C C 0 / M 0 / Y 20 / K 0 R 255/ G 250/ B 222 # FFFADE

 

Trabalhos divergentes desta formatação não serão aceitos.

 

A criação do desenho deverá ser inédita e pessoal. Os desenhos que tiverem características de plágio (cópia ou modelo pronto) serão desclassificados. O desenho não poderá conter nenhum tipo de identificação pessoal. Os desenhos que estiverem identificados completa ou parcialmente serão desclassificados.

 

Deverão ser aplicadas técnicas para a criação da arte na composição artística dos elementos da linguagem visual (cores, linhas, formas, texturas) e dos elementos simbólicos que fazem referência ao tema.

 

VI  – DA IDENTIFICAÇÃO DOS TRABALHOS:

 

No envio de cada trabalho e no e-mail deverá constar a identificação, conforme dados abaixo:

 

  • Nome completo do Profissional
  • Nº do Registro do CAU
  • Título do trabalho do profissional
  • Arte gráfica no formato solicitado

 

Trabalhos sem identificação, ou com identificação divergente deste modelo não serão aceitos.

 

VII  – DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

 

Os trabalhos selecionados para compor a capa de caderno de orientações técnicas CAU/AP – 2019, e demais mídias do CAU/AP, deverão atender a formatação e modelo de identificação contidos nos incisos V e VI deste Anexo. Serão observadas a qualidade do desenho, a técnica escolhida, a criatividade, a originalidade e a fidelidade ao tema proposto.

 

A Comissão do CAU/AP avaliará os seguintes critérios:

  • Coerência geral com o tema proposto;
  • Título adequado
  • Criatividade e originalidade
  • Harmonia e composição artística

 

VIII  – DAS COMISSÕES DE SELEÇÃO:

 

1ª Fase: De todos os trabalhos classificados, a comissão do CAU/AP escolherá 10 amostras como finalistas, afim de divulgação através do site do CAU para votação na escolha do vencedor.

 

2ª Fase: Apenas profissionais com registro no CAU poderão votar, uma única vez, na sua obra preferida, por meio de votação online disponível no site do CAU/AP. Será escolhido o trabalho mais votado entre os 10 classificados pelo conselho, que ilustrará a capa de caderno de orientações técnicas CAU/AP – 2019.

 

IX  – DO CRONOGRAMA DE ENTREGA:

FASE PERÍODO OBSERVAÇÕES
ABERTURA DAS INSCRIÇÕES ATÉ DIA 20/05/2019 Através do link: http://bit.do/eShnq
DIVULGAÇÃO DO REGULAMENTO ATÉ DIA 16/05/2019 Através do site do CAU/AP.
RECEBIMENTO DOS TRABALHOS ATÉ DIA 03/06/2019 Entregue na sede do CAU/AP ou pelo e-mail atendimento@cauap.gov.br
AVALIAÇÃO DA COMISSÃO DOS 10 MELHORES DIA 05/06/2019 Seleção pela comissão das 10 artes para votação online.
VOTAÇÃO ONLINE DOS FINALISTAS DE 06/06/2019 A 13/06/2019 Votação online no site e divulgação dos finalistas no Instagram e Facebook do CAU/AP.
DIVULGAÇÃO DO VENCEDOR DIA 14/06/2019 Divulgação do vencedor no Instagram, Facebook e site do CAU/AP.
PREMIAÇÃO DIA 21/06/2019 Entrega da placa de honra ao mérito.

 

 

X – DA PREMIAÇÃO DO VENCEDOR:

 

O CAU/AP entregará ao autor do trabalho Vencedor uma placa de honra ao mérito e um espaço dentro do caderno de anotações para ilustrar e contar sobre a arte e a história do autor vencedor. Além da divulgação da arte vendedora e informações do autor nas mídias do CAU/AP.

 

XI–DA CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS DOS TRABALHOS, IMAGEM E ÁUDIO:

 

O CAU/AP entregará aos autores dos trabalhos selecionados o Termo de Autorização assinado pelo Profissional, para utilização de imagem e áudio e cessão dos direitos autorais, conforme modelo abaixo:

 

O participante do concurso, cedente do direito autoral, transfere total e por tempo indeterminado os direitos autorais no momento da assinatura da Declaração de liberação de direitos autorais (ANEXO I). O participante do concurso deve anuir expressamente que o desenho cedido e os direitos a ele vinculados não possuem nenhuma proibição ou impedimento para fins de publicação ou divulgação, assumindo total responsabilidade por esta afirmação.

 

Para a impressão nos materiais, a arte poderá ser modificada em parte, promover diagramação, retoques, ajustes de cor e adequações a fim de cumprir aos parâmetros técnicos de impressão. Fica resguardado ao vencedor a menção de seus nomes nas referências das capas e materiais produzidos decorrentes da arte vencedora.

 

 

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE IMAGEM, ÁUDIO E CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS.

 

EU,                                                                                                                                                  

RG nº:                                  CPF nº:                                                  CAU Nº:                          _ NACIONALIDADE:                                     ESTADO CIVIL:                                                        RESIDENTE EM:                                                                                                                          

 

 

Por este instrumento:

 

1) AUTORIZO o CAU/AP a utilizar a imagem e áudio do meu tutelado, para fins de veiculação, não comercial (sem fins lucrativos), incluindo a divulgação de seu

 

2) A referida autorização se estenderá à cessão dos direitos autorais em qualquer exposição ou evento que o CAU/AP achar pertinente, bem como em qualquer publicação ou menção que venha a ser feita na mídia em geral, escrita ou falada, a respeito do “concurso cultural capa de caderno de orientações técnicas CAU/AP – 2019” promovidos pelo CAU/AP.

 

 

 

Macapá,            de                                         de 2019.

Assinatura do Responsável